Parabenizo os meus alunos Bruno e Yuri do 2º EMIEP pela magnífica exposição sobre o projeto desenvolvido na escola "Emprego do raciocínio lógico na automação de robôs construídos com kits educacionais" na V Mostra de Ciência e Tecnologia que aconteceu semana passada no centro de eventos do pantanal, logo abaixo exibo a notícia vinculada no site da Seduc.
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=11261&parent=20
Mostra revela tecnologias desenvolvidas em sala de aula
![]() |
O Centro de Eventos do Pantanal nos últimos três dias (5, 6 e 7 de julho) foi transformado em um grande expoente dos trabalhos de pesquisas realizados nas unidades da rede pública (municipal e estadual). Boa vontade, curiosidade, empenho foram ingredientes presentes em todas as equipes selecionadas para participação na V Mostra. “Sem dúvida o potencial dos estudantes é estimulado”, pontua a professora Edenilza Monteiro Vaillant, que atua na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, instalado na Capital.
Unindo turmas de 1º e 2 º ano do Ensino Médio, de turnos diferentes, a unidade levou para a V Mostra o projeto “Túnel de Vento”. Na prática, os estudantes recriaram as condições empregadas para fazer com que uma aeronave consiga realizar um voo. “Levamos um mês para a montagem da estrutura”, conta orgulhoso o estudante Paulo Henrique Lara Mariguela. Todo o desenvolvimento do projeto foi realizado no laboratório de física da unidade escolar. A atividade envolveu as disciplinas de Física, Geografia, Informática, Química e Matemática e teve auxílio dos professores José Cavalcante Rocha Neto e Erika Daron.
“O fortalecimento da curiosidade científica e ser protagonista do conhecimento. E mais, atuar para a socialização dessas práticas somente enriquecem e valoriza os estudantes. A Secretaria de Estado de Educação vai sempre incentivar a pesquisa e ainda a implementação de uma Mostra com participação de outros estados”. A fala é da secretaria de Políticas Educacionais, Fátima Resende, que visitou a V Mostra. No total, 50 estandes foram montados para comportar as ideias criadas pelos alunos da rede pública (municipal e estudual).
Da cidade de Campo Verde, os alunos do Ensino Médio Integrado da escola de campo Alice Barbosa Pacheco, Edimar Pereira de Oliveira e Ana Paula de Santana, apresentaram o projeto “Matemática e Economia Agrícola”. Usando duas calculadoras científicas e equipamentos como um contador de sementes e dois medidores, sendo um de adubos e outro de metros, eles criaram mecanismos para evitar o desperdício de sementes e adubo durante o plantio. A aparelhagem deve ser acoplada a uma máquina plantadeira e não possui enorme custo benefício. “Podemos saber ainda à distância percorrida pela máquina plantadeira. Tudo isso por cerca de R$ 100”, explica Edimar que trabalha junto com os pais em plantações de soja e milho. Todo o desenvolvimento da pesquisa teve a orientação da professora Priscila Rocha.
Robôs, criados com materiais de uso pedagógico, figuraram como uma das atrações da Mostra. Desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio Integrado de Informática da Escola Estadual Nilo Póvoas, de Cuiabá, o projeto “Emprego do raciocínio lógico na automação de robôs construídos com kits educacionais”, as máquinas despertaram intensa curiosidade. “Fizemos um trabalho na escola com dez alunos e provamos que é possível aprender a trabalhar na construção de um software simples e na criação de uma máquina em quatro horas, ou seja, um dia de aula”, explica o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Bruno Silva Afonso. “Abrimos dez vagas para interessados e, dos inscritos, seis construíram as máquinas no prazo estipulado. É uma ação extremamente estimulante”, complementa o aluno Yuri William. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Alexandra Mazei Silva.
Do total de projetos apresentados, dez serão selecionados por equipe composta por representantes da Seduc, Secitec e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para participarem da ‘Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’, que ocorrerá entre 17 a 21 de outubro, em Cuiabá, também no Centro de Eventos Pantanal.







0 comentários:
Postar um comentário